Blogueiro: Luiz Horacio (Zacio) Geribello

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Notícias de Londres - os 1.000 dias

A imagem de baixo é uma Webcam mostrando a construção do Parque Olímpico

Seria interessante acompanhar o que ocorre em Londres, sede das Olimpíadas de 2012. Recentemente, a capital inglesa fez um grande evento para marcar a distância "olímpica" de 1.000 dias da Cerimônia de Abertura, prevista para o dia 27 de julho desse ano, estando a Cerimônia de Encerramento já prevista para 12 de agosto. Serão apenas 16 dias de glória, apoteose, competições e dramas olímpicos, mas um acontecimento que ficará para sempre registrado na história.

Os jogos serão em 2016, mas o Rio faz parte da "comunidade" das sedes olímpicas, já é uma "host city". O próprio Comitê Olímpico Brasileiro fez questão de assumir essa posição, ao dizerem que a cidade já "bateu o recorde" de antecedência no início dos preparativos. Quer dizer, o Rio de certa forma já está ligado a Londres 2012. É o próximo competidor para quem será entregue o bastão, na "raia histórica".

O Brasil é um país muito criativo e amadureceu bastante, então esse estudo dos projetos olímpicos se destina apenas a aumentar o conhecimento, a estudar todo o processo de uma sede olímpica, e também para criar tanto a continuidade desses eventos - a tradição, quanto para criar "descontinuidades" - a inovação.

Mas o que é que a comunidade olímpica esteve anunciando, nesses dias? Que a essas alturas, faltando 33 meses, 1 semana e 3 dias para a abertura dos próximos jogos, já há efetivamente a participação estimada de cerca de 5 milhões de cidadãos, no conjunto de atividades que precedem as Olimpíadas. Cinco milhões de pessoas, a quase 3 anos do início desse evento! Nossa, isso quer dizer alguma coisa!

Entre as medidas adotadas pelo Comitê inglês estão uma série de ações de seleção e apoio de idéias e projetos que possam compor todo o sistema olímpico de Londres 2012, tanto no esporte quanto na organização e nas atividades econômicas e culturais. O "Inspire Program" e o "Get Involved", criando uma gigantesca rede toda capilarizada em torno das Olimpíadas. A participação intensa da população, das empresas, das instituições e das escolas. As pessoas são convidadas, incentivadas, treinadas, apoiadas, e também são avaliadas e cobradas. E de tudo isso já resultou a participação de 5 milhões de colaboradores! Um dado realmente impressionante.

A partir da página oficial de Londres 2012, qualquer internauta pode acompanhar, através de diversas Webcams espalhadas, a construção de todo o Parque Olímpico, em imagens atualizadas constantemente. Pode ver as obras e as pessoas trabalhando. Há também um Blog das Olimpíadas, e relatos e informações atualizadas todos os dias. Muito bacana.

Toda Olimpíada procura criar uma identidade forte, além das competiiões, em todos os seus símbolos, e também em obras singulares, feitas especialmente para os jogos, mas que irão permanecer com a cidade. Obras importantes, que têm impacto sócio-cultural e mudam a vida das pessoas, vejam o exemplo a seguir.



Vamos dar uma voltinha em Londres?

Londres e Paris decidiram se unir também através de uma ciclovia de 350 km, mais travessia de balsa pelo Canal da Mancha, unindo a Torre Eiffel à Torre de Londres através de uma "Avenida Verde" (ecológica). Os turistas poderão assistir aos jogos, ir e voltar entre Londres e Paris, de bicicleta. A ciclovia será lançada em 2012, como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos em Londres ( e olhem que Paris foi concorrente de Londres na escolha da cidade-sede). Essa ciclovia principal irá ainda ser ligada a outras ciclovias já existentes na rota entre Londres e Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário